quarta-feira, 10 de julho de 2013

Schnauzer Gigante

O Schnauzer Gigante é o Schnauzer mais alto dos 3 tipos de Schnauzer (Miniatura, Standard e Gigante). Esta interresante raça já foi conhecida também como Schnauzer de Munich, devido ao seu local de origem, a região da Bavária (sul da Alemanha, próximo a Suiça). A palavra alemã schnauzer que dizer focinho, e não é atoa que esses cães tem um focinho bastante pitoresco, com uma barba longa, e que adoram varejar qualquer coisa pelo caminho!

Não se conheçe muito bem sua história, mas acredita-se que o SG surgiu do cruzamento do Schnauzer Standard com outras raças locais (principalmente com cães condutores de pêlo liso e cães pastores de pêlo duro) e tenha sido influenciada também pelo Dogue Alemão e o Bouvier des Flanders.
Antigamente o Schnauzer Gigante era muito valorizado por ser utilizado como pastor e condutor de gado e de ovelhas. Eles eram criados somente para o trabalho nas pequenas vilas e fazendas. Com a evolução dos tempos, ele acabou perdendo essa função e tornou-se conhecido por ser um excelente cão de guarda. Ele inclusive já trabalhou nas duas Guerras Mundiais como cão policial. Quando a industrializaçãochegou eles saíram das fazendas e passaram a viver nas cidades alemães trabalhando como cães de guarda em abatedouros e cervejarias. Foi esta `nova` função que provalmente preservou a raça nas grandes cidades, aonde hoje é possível encontrar esse Gigante apenas como um pet.

Este instinto natural de proteção levou o Schnauzer Gigante a competir no Schutzhund contra Pastores Alemães e Malinois e outras raças. Eles também são excelentes em competições de obediência, agility e tracking.
Tamanho:
entre 60-70 cm pesando 35 - 45 kg.
O comprimento da cabeça é metade do comprimento do corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário