quarta-feira, 10 de julho de 2013

Flat-Coated Retriever

O Retriever de pêlo liso pertence à família dos Retrievers, dentro da qual existem mais cinco variedades: o Labrador Retriever, Golden Retriever, Toller Retriever, o Retriever de pêlo encaracolado (ou Curly-Coated Retriever) e o Chesapeake Bay Retriever. Inicialmente, estes cães foram criados e treinados para auxiliar o homem na caça de aves selvagens, cabendo-lhes a tarefa de trazer as aves abatidas ao seu dono. Alguns autores consideram que a sua história é confusa precisamente porque esta actividade - também designada por retriever - foi desenvolvida por outros cães que adquiriram erradamente o mesmo nome.

Crê-se, no entanto, que a raça foi desenvolvida na Inglaterra, por volta do século XIX, e que na sua evolução foram cruzados o Labrador Retriever, o Newfoundland e alguns Spaniels. Inicialmente, surgiu assim o Retriever de pêlo ondulado que é o antecessor do Retriever de pêlo liso. No final do século XIX, o Retriever de pêlo ondulado foi cruzado com uma Collie, o que permitiu que fosse obtida uma nova variedade de Retriever, com uma pelagem mais atraente. O sucesso deste feito, fez com o Retriever de pêlo liso se tornasse no cão mais popular da Grã-Bretanha, posição que manteve até depois da II Guerra Mundial. Tal foi permitido pelo envolvimento de vários criadores e cinófilos que apostaram no melhoramento dos padrões desta estirpe, tais como S.E.Shirley (fundadora do Kennel Club) e H.R.Cooke, considerado, aliás, o patrono da raça. Este último apostou na sua criação durante mais de 60 anos, em Riverside.

Em 1911, foi estabelecido o preto como a cor mais desejável da pelagem desta raça. No entanto, os cruzamentos efectuados com os Collies, originaram crias com marcas brancas  Em 1915, o Retriever de pêlo liso foi reconhecido pelo Kennel Clube Americano, mas foi precisamente nesta altura que a sua popularidade de começou a decair, em detrimento do Labrador e Golden Retriever, que passaram a ser cobiçados um pouco por todo o lado. Em 1959, o Retriever de pêlo ondulado e o Retriever de pêlo encaracolado participaram pela primeira vez numa exposição de canídeos, na Grã-Bretanha mas, só no ano seguinte, é que ambas as raças são consideradas distintas. Após a II Guerra Mundial, um admirador e criador da raça, Stanley O’Neill, empenhou-se na sua recuperação que lentamente foi contando com mais registos no Kennel Club americano.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário